DECWEBCadastramento

Cadastramento

Atenção: contribuintes que já fizeram o cadastramento para emitir a NFSE não precisam acessar novamente o Controle de Acesso para terem acesso à DECWEB podendo passar diretamente para o Credenciamento. Atentar também para a necessidade de cadastramento separado no ambiente de homologação caso se deseje usá-lo. Em outras palavras, o cadastramento no ambiente de produção não gera cadastro automático no ambiente de homologação.
Da mesma forma como realizado pelos contribuintes que aderiram à NFSE, antes de acessar o sistema DECWEB é necessário passar primeiro pelo Controle de Acesso.

O Controle de Acesso é um sistema que administra os usuários e suas respectivas senhas nos sistemas da Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre (SMF). A partir do lançamento da DECWEB, ele também passa a controlar o acesso a este novo aplicativo, da mesma forma que já o fazia antes para a NFSE. De certa forma, pode-se entender o Controle de Acesso como um "guarda-chuva" sob o qual serão implantados os futuros sistemas da SMF.

O Controle de Acesso permite duas formas de cadastramento: pela Internet e presencial.

Cadastramento no Controle de Acesso pela Internet

O cadastramento pela Internet é realizado com o certificado digital do contribuinte, que deve fazer parte da cadeia ICP-Brasil. É muito importante salientar que uma filial NÃO conseguirá fazer o cadastramento usando o certificado digital da matriz.

Para realizar o cadastramento pela Internet o contribuinte deve:
  1. Acessar o Controle de Acesso  clicando no ícone do menu à direita do site;
  2.  No menu superior (barra azul) colocar o ponteiro do mouse sobre o menu "Cadastro" e clicar em "Cadastrar com Certificado Digital";
  3. Clicar em "ASSINAR DIGITALMENTE";
  4. Selecionar o seu certificado caso isso seja solicitado;
  5. Digitar a senha do certificado;
  6. Após a leitura do certificado e carregamento das informações, preencher os demais campos da tela;
  7. Clicar em "Cadastrar Usuário".
Mais informações no Portal Nota Legal.
Após a finalização do cadastro, uma mensagem de sucesso será exibida na tela.
Observações:
- Verifique se os drivers do seu certificado digital estão instalados corretamente e entre em contato com o seu fornecedor se tiver dificuldade nesse ponto;
- Ocorrendo mensagens de problemas como "A applet não está carregada" ou "A aplicação não será executada", consulte o Documento de Suporte Técnico da NFSE (LINK AQUI) pesquisando pela mensagem de erro.  Consulte o índice para outros problemas.


Cadastramento Presencial no Controle de Acesso

Os contribuintes que não têm um certificado digital (Atenção: filiais NÃO conseguem se cadastrar com o certificado digital da matriz) podem se cadastrar presencialmente na Loja de Atendimento ao Contribuinte, das 9 às 16h (Travessa Mário Cinco Paus, s/n, Centro), portando:
  • O formulário de cadastramento (LINK AQUI) preenchido e assinado pelo responsável legal ou procurador (com firma reconhecida);
  • Cópia do Contrato Social e/u alteração contratual com cláusula administrativa;
  • Procuração com firma reconhecida, se for o caso.
Nesta modalidade de cadastramento o contribuinte receberá um relatório que trará a senha gerada pelo sistema. Opcionalmente, o contribuinte pode usar a opção "Esqueci minha senha", do próprio Controle de Acesso, para receber a senha diretamente em seu e-mail (é importante informar um e-mail válido e conferi-lo no momento do cadastramento presencial).
 


  

Fale conosco

  • Para solicitações acesso o Portal de Serviços da SMF >> ISSQN >> DecWeb
    Telefone: 156 (chamadas locais) ou (51) 3289.0156 (chamadas de outras cidades)